Com a crise hídrica desencadeada pela diminuição das chuvas, a tarifa da bandeira vermelha foi reajustada em julho, o que deve encarecer a conta de luz em quase 5,5%. Como resultado, muitos consumidores têm buscado outras opções de fornecimento e demonstrado interesse em saber como funciona a energia solar.
Isso porque a matriz energética brasileira é bastante dependente das hidrelétricas. Atualmente, 61% de toda a energia elétrica do País provêm de fontes hídricas. Contudo, esse tipo de geração de energia está muito sujeito às mudanças climáticas e aos regimes de chuva. O fim dessa história você já conhece: conta de luz mais cara quando os reservatórios minguam.
Em períodos como esses a energia solar fotovoltaica (FV) surge como uma alternativa mais econômica e sustentável. Ainda não sabe se essa é a melhor opção para você? Então, acompanhe nossas dicas.
Conheça os sistemas de energia solar FV
Antes de explicarmos como funciona a energia solar, vamos apresentar os três tipos de sistemas de energia solar fotovoltaica: on-grid, off-grid e híbrido.
Em outras palavras, on-grid significa que o sistema de energia solar está conectado à rede pública local. Assim, caso haja a energia solar não seja suficiente, você poderá usar a eletricidade da distribuidora.
Por outro lado, se a produção de energia solar fotovoltaica for maior que a necessária, o excedente é transferido para a distribuidora e o consumidor ganha créditos em energia.
A grande vantagem do sistema on-grid é que a economia na conta de luz pode chegar a 95%! Além disso, não é necessário adquirir baterias solares, o que torna essa opção mais barata que as demais.
Já off-grid indica um sistema autônomo (ou seja, sem contato com a rede elétrica). Nessa modalidade, a energia solar excedente é armazenada em baterias para ser utilizada durante a noite, em dias chuvosos ou nublados. Seu maior benefício é que pode ser instalado em imóveis em locais remotos, aonde a rede elétrica não chega.
A necessidade de baterias, entretanto, torna seu valor mais alto. Por isso mesmo não é recomendado para áreas urbanas, onde a opção on-grid é mais vantajosa.
Por fim, o sistema híbrido funciona num misto dos dois anteriores. Ou seja, está conectado à rede pública de distribuição de energia e também às baterias solares. Desse modo, se a energia da rede cair, você poderá contar com a energia solar armazenada nas baterias.
Nos três casos, há diminuição da emissão de gás carbônico, maior disponibilidade de energia e economia, já que pouca ou nenhuma energia será comprada da rede.
Como funciona a energia solar on-grid
O sistema de produção de energia solar fotovoltaica on-grid é bem simples:
Os painéis sobre o telhado captam a luz solar e a transforma em energia de corrente contínua;
A energia é encaminhada para um inversor, onde se transforma em corrente alternada;
Parte da energia gerada é usada pelo inversor para abastecer os aparelhos elétricos da residência ou empresa;
O excedente produzido é transferido para a rede de energia local, gerando créditos para o consumidor.
É importante lembrar que para a instalação do sistema de energia solar fotovoltaica é necessário substituir o relógio de luz tradicional por um bidirecional. O equipamento vai medir tanto a entrada quanto a saída de energia.
Desse modo, será possível aferir quanta energia você transferiu para a rede e quanta energia consumiu. Quanto maior o excedente, mais créditos serão gerados, resultando em economia na conta de luz.
A Carra Solar pode te ajudar nessa transição para uma solução mais sustentável. Oferecemos aos nossos clientes soluções integradas e eficientes. Informe-se conosco!
Energia solar FV: vantagens e desvantagens
Agora que você já sabe como funciona a energia solar, veja as vantagens de aderir a essa nova fonte:
Produção de uma energia limpa e sustentável
Fonte de energia abundante e gratuita
Redução do impacto do aumento da energia solar
Economia de até 95% na conta de luz (no caso dos sistemas on-grid e híbrido)
Mais segurança no abastecimento de energia
Diversificação da matriz energética brasileira
Instalação simples
Longa vida útil dos painéis solares (no mínimo 25 anos)
Pouca manutenção do sistema de energia solar
Retorno rápido do investimento
Valorização do imóvel
Os benefícios da energia solar fotovoltaica superam em muito qualquer desvantagem. No entanto, o preço para aquisição do equipamento ainda é o maior entrave para a expansão dessa fonte energética no Brasil.
Em contrapartida, o potencial do País nessa área é enorme. Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), entre 2017 e 2019 saltamos da 26ª para a 16ª posição no ranking mundial de produção de energia solar.
Aos poucos, estamos caminhando rumo a uma produção energética mais sustentável. E o propósito da Carra Solar é colaborar com essa cadeia de valor, tornando a energia solar uma opção acessível a todos.
Se você se interessou em adotar o sistema de energia solar fotovoltaica em sua casa, comércio, propriedade rural ou indústria, fale conosco. Temos soluções sob medida para sua necessidade!
コメント